
Muitas pessoas tratam os seus animais domésticos como humanos, para o bem ou para o mal, e isso é perigoso. A saúde e as necessidades de cães, gatos e de outras espécies são bem diferentes das nossas, inclusive na forma como reagem a determinados alimentos e medicamentos.
Um triste exemplo disso é o caso da cadela Rubi, que morreu oito dias depois de comer dois brownies de chocolate adoçados com Xilitol. A sua tutora, Chacksfield, de Acton, no oeste de Londres, disse que usou a substância para diminuir o açúcar nos bolinhos.
Três dias após a ingestão, Rubi ficou gravemente doente e foi levada ao veterinário, onde foi diagnosticada com insuficiência hepática e internada imediatamente.
Apesar dos esforços de Chacksfield, que ter gastou 10 mil libras com o tratamento, e dos veterinários, Rubi faleceu aos sete anos de idade por insuficiência hepática e um suposto derrame cerebral.
Somente após a morte da cadela, a tutora percebeu que o adoçante a deixara doente – depois que os veterinários alertaram que ela é tóxica para os cães.
Agora, Chacksfield quer alertar outros tutores de cães sobre as consequências mortais dos adoçantes naturais.
“Eu só fiz brownies com xilitol para reduzir a quantidade de açúcar que eu estava a comer”.
“Enquanto eu estava fora, Ruby conseguiu entrar no cómodo ao lado da cozinha e comeu dois bolinhos”.
“Ela parecia bem no começo e só alguns dias depois ela começou a ficar doente e eu a levei ao veterinário. Eu não fazia ideia de quão sério era para os cães os adoçantes naturais. As fotos dela na internação ainda me fazem chorar”.
“Ela estava connosco desde quando era filhote e eu estou completamente perdida sem ela”. As informações são do Daily Mail.
Chacksfield afirma que Ruby já havia comido tinha brownies de chocolate no passado e que os veterinários lhe disseram que pequenas quantidades de chocolate não seriam muito prejudiciais para cães do tamanho dela, por isso, não imaginou que ela pudesse adoecer desta vez.
“Ruby começou a ficar muito doente, então eu a levei ao veterinário. Ela voltou para casa pois parecia estar bem. Logo depois ela entrou em colapso e nós a levamos de volta. Foi então que eles começaram a tratá-la por veneno de rato devido aos sintomas”.
“Pensamos que ela poderia ter comido algum por engano no parque ou algo assim – nunca me passou pela cabeça mencionar os brownies”.
“Eu realmente peço a outros tutores de cães que leiam sobre os perigos do xilitol em cães e que levem seus animais com urgência ao veterinário, se eles o consumirem acidentalmente”.
“Fizemos tudo que podíamos para salvar Ruby – ela era muito amada e todos sentimos muito a sua falta”.
